Jake Gyllenhaal: o ator mais subestimado de Hollywood

O ator americano estrelou grandes trabalhos, como “Donnie Darko” (2001) e “O Segredo de Brokeback Mountain” (2005).

Nascido em Los Angeles dos anos 80, Jake Gyllenhaal é um dos grandes nomes atuais em Hollywood, estrelando diversas produções anualmente. O carisma, a dedicação em cena e a diversidade de seus personagens fazem dele um dos melhores atores jovens da atualidade.

Iniciando em 1991 com Amigos, Sempre Amigos, demorou para a carreira deslanchar, visto que seus pais não permitiam que o ator começasse projetos por receio de comprometer seus estudos. Todavia, o ator aparecia em algumas produções de seu pai, Stephen Gyllenhaal, como Uma Mulher Perigosa.

Após ingressar na Universidade Columbia em 1998, Jake decide abandonar os estudos para dedicar-se à atuação. No ano seguinte, viveu seu primeiro protogonista, o jovem Homer Hickam em O Céu de Outubro, recebendo muitos elogios pela sua atuação.

Apesar da pouca bilheteria, Donnie Darko, filme hoje considerado um ícone cult, fez com que o nome de Jake, que protagonizou a película,  ficasse conhecido em Hollywood e recebesse inúmeras críticas positivas. Nos anos seguintes o artista trabalhou em comédias e romances, a maioria ignorada pelo público, recebendo críticas negativas.

Em sua estreia teatral, fez parte da nova versão de This is Our Youth, sendo o personagem principal, recebendo prêmios pela interpretação.

Nos anos posteriores, os trabalhos em que o intérprete participou foram muito bem elogiados, fazendo com que a sua carreira se direcionasse a outro patamar. Envolveu-se em: A Prova; Soldado Anônimo; e o mais conhecido, O Segredo de Brokeback Mountain — por ele ganhou os prêmios de Melhor Ator Coadjuvante no BAFTA Film Awards e de Melhor Ator pela MTV Movie Awards.

Foi indicado ao Oscar como Melhor Ator Coadjuvante, porém perdeu para George Clooney. Nessa produção, sua amizade com Heath Ledger, seu parceiro de cena e par romântico, deu início.

Outros trabalhos importantes de Gyllenhaal nos anos sequentes: Zodíaco, filme dirigido por David Fincher e baseado no livro de mesmo nome de Robert Graysmith, que narra a história busca pelo assassino em série conhecido como Zodíaco, que amedrontou cidadãos em torno de São Francisco durante os anos 60.

Outros astros também estrelaram a película, como Robert Downey Jr e Mark Ruffalo. Entre Irmãos, refilmagem de Brothers, contando com Natalie Portman e Tobey Maguire no elenco, é outro filme de destaque na trajetória do artista.

Demais projetos importantes, que ao longo de sua trajetória consagrou o ator, principalmente no gênero de suspenso psicológico como um grande nome, foram: Os Suspeitos; O Homem Duplicado; e Animais Noturnos. Nocaute, um filme de ação e drama, apesar de ter recebido criticas mistas e ser conhecido como um filme clichê de boxeador, ressalta a brilhante atuação do ator, que recebeu comentários positivos, mais uma vez.

Constata-se que a performance do ator é admirável e merecedora de todos os comentários positivos já adquiridos. Apesar disso, Jake Gyllenhaal ainda não se encontra, para os hollywoodianos, como um grande simbolo, abstendo-se de consagrar o mérito do ator.

Etiquetas