Este é o motivo do Haki da Observação de Enel ser praticamente perfeito em One Piece

Quem acompanhou o arco de Skypiea em One Piece sabe muito bem quem é Enel, mas se você não acompanhou porque ainda não alcançou esse arco no anime (ou mangá) ou simplesmente decidiu pular, nós explicamos pra você.

Enel era o auto-intitulado Deus de Skypiea até tomar uma belíssima surra de Luffy e ser obrigado a abandonar a ilha, mas antes disso ele foi capaz de tocar o terror no lugar e aterrorizar a todos com seus poderes de relâmpago.

Além de seus poderes que botavam medo em qualquer marmanjo, Enel também é detentor de um Haki da Observação absurdo, conseguindo detectar pessoas que estão literalmente do outro lado do mapa e também parece ser capaz de prever o futuro, mas como será que ele consegue fazer isso?

Como sabemos pelo que Rayleigh disse a Luffy quando começavam seu treinamento, o que foi chamado de Haki da Observação é um conjunto de habilidades que se manifestam de várias maneiras diferentes em cada um de seus usuários. Para Luffy, essa é uma habilidade de sentir o que os outros sentem e também de saber sua localização. Já Usopp foi capaz de ver Sugar à uma distância absurda e acertar um tiro perfeito mesmo em condições complicadas.

Já Sanji usou este Haki para encontrar metade do corpo de Kin’emon que estava submerso no mar. Ou seja, o Haki da Observação é bastante versátil e pode ser usado de várias maneiras, mas parece que a capacidade de sentir e saber a intenção dos outros é a mais utilizada em combate, ou pelo menos é isso o que a obra mais nos mostra.

Porém, diferente dos demais, Enel conseguia ter a percepção de todas as criaturas presentes em um determinado local e o raio de alcance de seu Haki era absurdo, mas isso talvez se dê por conta de sua Akuma no Mi.

Isso porque, ao possuir poderes elétricos, ele poderia muito bem sentir os campos eletromagnéticos da terra ou até mesmo a eletricidade gerada pelos corpos destes indivíduos (já que todo corpo vivo gera eletricidade, mesmo que em baixa frequência), e por isso ele podia saber exatamente a localização de cada pessoa.

Ou seja, não é que Enel tinha um Haki da Observação espetacular (até porque ele não conseguiu prever os ataques de Luffy que ricochetearam e o acertaram), mas sim por conta de sua Akuma no Mi que ajudava a localizar tudo e todos na ilha.

One Piece conta a história de Monkey D. Luffy, um jovem com poderes de borracha cujo sonho é tornar-se o Rei dos Piratas.

Ao todo, o anime conta com quase 900 capítulos e ainda é exibido no Japão, sendo uma das séries mais populares de todos os tempos.

A história de Luffy e seus amigos pode ser acompanhada na íntegra no Crunchyroll, em japonês com legendas em português.