Entenda a diferença entre possuir o Mangekyo Sharingan e o Mangekyo Sharingan Eterno em Naruto Shippuden

Um dos elementos mais importantes de toda a franquia Naruto é o Mangekyo Sharingan, que basicamente é uma versão avançada Sharingan, tendo sido despertado por pouquíssimos Uchihas após presenciaram um enorme trauma, como a morte dos seus pais ou de um amigo muito próximo.

Ao despertar esses olhos, as habilidades naturais do Sharingan são evoluídas, e o usuário ainda ganha acesso a técnicas únicas como o Susanoo ou o Amaterasu. No entanto, além de usar uma quantidade enorme de chakra, o poder do Mangekyo Sharingan aos poucos vai deteriorando a visão dos seus portadores até eles ficarem completamente cegos.

A única forma de contornar isso é através do transplante do Mangekyo Sharingan de outro Uchiha, de preferência um irmão ou outro familiar próximo. Ao ser realizado esse processo, o usuário irá adquirir o Mangekyo Sharingan Eterno, uma versão aprimorada do Mangekyo Sharingan normal que não possui os efeitos colaterais na visão.

Até o momento, somente dois ninjas obtiveram o Mangekyo Sharingan Eterno, Sasuke, transplantando os olhos do seu irmão mais velho Itachi, e Madara, transplantando os olhos do seu irmão mais novo Izuna.

Também vale lembrar que o Mangekyo Sharingan Eterno não é um pré-requisito para utilizar nenhuma habilidade, como demonstrado por Kakashi, que mesmo com um Mangekyo Sharingan normal conseguiu utilizar o Kamui e quando adquiriu o seu segundo olho também teve acesso ao Susanoo.

Naruto Shippuden foi exibido entre os anos de 2007 e 2017, contando a segunda fase do anime. Nela, Naruto retorna após dois anos de treinamento com a missão de combater a Akatsuki e resgatar Sasuke das garras de Orochimaru.

O anime pode ser acompanhado na íntegra no Crunchyroll, juntamente com Naruto clássico e Boruto: Naruto Next Generations, sua continuação direta.